mapa do site versão em inglês versão em português

Gordura Localizada


Lipoaspiração

De acordo com Dr. André Hazan especialista em cirurgia plástica a Lipoaspiração consiste no processo de retirada de gordura através de cânulas. A lipoaspiração ou simplesmente lipo, pode ser feita em diversas partes do corpo, como braços, glúteos, abdômen, coxas, flancos, entre outras. Existem hoje no mercado, diversos tipos de lipoaspiração, como a Hidrolipo, Lipoaspiração Ultrassônica e a Laser.

Sobre todos esses diferentes tipos, Dr. Hazan explica que a lipo convencional ainda é a que tem a menor margem de erro. Ele lembra, no entanto, que dependendo da quantidade de líquido infiltrado na lipoaspiração, ela já pode ser considerada uma Hidrolipo, ainda que seja feita da maneira convencional.

A lipoaspiração segundo Dr. André Hazan é realizada da seguinte forma, uma solução composta de anestésico e adrenalina será injetada para diminuir o sangramento e o trauma no local. Essa quantidade é, por sua vez, variável, o que origina diversas técnicas derivadas da Lipoaspiração.

Independente de ser feita uma Hidrolipo, Lipolight ou a chamada Lipoaspiração convencional, o que importa de fato é que esses procedimentos sejam feitos em ambiente hospitalar, com algum tipo de sedação ou anestesia geral, tudo monitorado por um anestesista. A importância de estar em um ambiente hospitalar, bem preparado está no fato de que, caso haja alguma complicação no decorrer da cirurgia, há todos os equipamentos necessários para resolver o problema, reduzindo as chances de dano ao paciente.

Através de uma avaliação da densidade de gordura e da flacidez da pele, o cirurgião optará pelo procedimento mais adequado. Em caso de pele com depressões e com retração lenta, o mais adequado seria uma lipo convencional, esticando e removendo o excesso de pele. Caso a densidade seja boa e a retração também, a melhor indicação seria a lipoaspiração. É importante lembrar que a indicação para a Lipoaspiração deve ser confirmada pelo cirurgião.

Lipoescultura

De acordo com o Dr. André Hazan especialista em cirurgia plástica a Lipoescultura é um nome dado como alternativa de marketing à Lipoaspiração, referente ao tratamento de contorno corporal através da retirada de gordura. A lipoescultura, por sua vez, pode ser associado à Lipoenxertia ou auto-enxertia (retirada de gordura da própria paciente).

A Lipoenxertia aulixia na Lipoescultura pois é indicada como alternativa para o preenchimento das depressões cutâneas, melhorando e auxiliando no tratamento do contorno corporal.

A gordura é geralmente retirada de regiões como o abdômen, cintura, dorso(costas) e culotes e, pode ser reutilizada na forma de enxertos em locais como os glúteos, face interna das coxas ou até para preencher sulcos no rosto, esse procedimento é chamado de Lipoescultura corporal.

A lipoescultura é dividida em duas etapas: A Lipoaspiração, que retira a gordura, e a Lipoenxertia, que purifica essa gordura e a reinjeta no corpo. A duração média da Lipoescultura completa é de 1 a 4 horas dependendo da extensão do local a ser tratado.

Por uma questão de segurança, retiramos somente de 5 a 5,5 % de Superfície Corporal Total. Isto equivale, por exemplo, a uma pessoa que tenha 80 kg e que, na prática multiplicando por 5%, resultaria em um volume máximo de 4 litros de gordura. Na mesma proporção, se temos um paciente de 65 kg, retiramos 3.250 mililitros ou 3,2 litros de gordura. .

É importante lembrar que, ao retirarmos gordura, por mais limpa e sem sangue que esta esteja, há uma perda de plasma e sangue. Essa perda de plasma e sangue, caso seja em volume significativo, pode ocasionar em uma anemia grave e aguda. Não gostamos da idéia de se transfundir sangue a não ser que haja uma necessidade de emergência. O que, eventualmente, pode ser feito é a retirada programada de sangue antes da cirurgia, uma auto-hemotransfusão. Essa medida permite otimizar a retirada da gordura e oferecer um conforto a mais no pós-operatório.

 



O que deseja fazer agora?

usabilidadeProcedimentos

usabilidadeVer as fotos da Clínica

usabilidadeEntrar em contato com a Dr.André Hazan?



Doutor André Hazan Dicas do Dr. Hazan

Embora sempre haja algum tipo de comparação, é importante que o paciente faça a cirurgia para ele, e não para os outros.
leia mais
Doutor André Hazan Dicas do Dr. Hazan

A realização dos exames e o esclarecimento de todas as dúvidas são práticas essenciais antes da cirurgia.
leia mais